sexta-feira, 23 de setembro de 2016

AULA 1 | Módulo I - Introdução

Hoje ocorreu a primeira aula do clube de programação e sabe de uma coisa: EU ESTOU MUITO EMPOLGADA!!! Gente, como os alunos se interessaram pela aula, participaram, riram, interagiram e principalmente aprenderam. No início fiquei meio receosa, pois eles estavam com carinhas de entediados (risos) na hora do vídeo. Mas quando eu comecei a mostrar o que iam aprender ele adoraram e se propuseram a fazer todas as atividades. Que coisa bacana, gente. Como é bom ensinar algo novo que eles nunca sequer viram na vida.

Passado o momento empolgação (risos) eu vou descrever passo-a-passo sobre o que aconteceu na aula. Primeiro todos os alunos chegaram e eu apresentei o projeto e iniciei o vídeo chamado Informática e Educação - Era do conhecimento que encontra-se no site da tvescola. Tinha uma outra proposta de vídeo na aula, mas infelizmente como eu estou sem internet em casa e na escola o Youtube está bloqueado, então, eu optei por outro. Depois eu mostrei as atividades que iríamos fazer:

1) apresentei o code: desenhando formas geométricas. Eles viram a primeira simulação da atividade no computador e depois eu pedi para que fizessem o que estava no simulador manualmente com um compasso (vide imagem ao lado). No primeiro momento eles acharam difícil, mas aos poucos eles conseguiram ao menos fazer os círculos. Depois eu mostrei como seria no computador.

2) apresentei o code: desenhando mais formas geométricas. Na simulação eles viram como funciona as atividades com direção (direita, esquerda, para frente, para trás, horizontal, vertical). Sugeri que fizessem o que o robozinho fez no quadrante desenhado na sala (vide figura ao lado) para que eles tivessem noção de direção e depois eu mostrei como funcionaria no computador.

3) depois do lanche (sim, eu estendi o tempo para duas horas) conversamos sobre os
seguintes tópicos (conforme proposto no plano de aula):
  • Quais ações do dia a dia são ou podem ser controladas por computadores?
  • O que você gostaria de ensinar o computador a fazer?
  • Você conhece alguém que trabalha com programação de computadores?
  • O que você acha que é preciso para programar um robô?
4) na ultima parte da aula apresentei uma atividade para casa com as últimas perguntas da aula proposta pelos tutores.

Finalizei a aula, dei os recadinhos, expliquei um pouco mais sobre o projeto e sobre a atividade para casa. As atividades foram propostas através do Programae e dos tutores da SEMED. Espero que tenham gostado. Até a próxima semana.

0 comentários:

Postar um comentário