quinta-feira, 10 de novembro de 2016

PROCURUMIM | I Concurso de Robótica e Programação

Mais de 90 (noventa) alunos, de 16 (dezesseis) escolas municipais participaram, na manhã desta quinta-feira, 10, do Primeiro Concurso de Linguagem de Programação e Robótica da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade foi realizada durante a 2º Socialização de Práticas Formativas da rede municipal de ensino, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A proposta surgiu em acompanhamento de uma tendência mundial que considera as crianças e adolescentes como autores e criadores diante das tecnologias, utilizando-se, para isso, do ensino da linguagem de programação. Foram trabalhados no projeto os seguintes conteúdos: Introdução à Linguagem de Programação, Pensamento Computacional, Ensino Híbrido, Kodu, Blockly, Scratch, Robótica Educacional com o kit Robokids.

Clube de Programação (Foto: Elzinai Rocha)
As equipes foram divididas em três modalidades: Kodu (onde os jogadores precisam criar mundos em 3D), Scratch (onde são criados jogos, histórias ou simulações de movimento) e o Blockly (que trabalha com a lógica de programação). Cada time teve que cumprir desafios estabelecidos pela coordenação do evento no menor tempo possível. Os vencedores foram as Escolas Municipais João Alfredo (Kodu), Irmã Dulce (Scratch) e Eliana Monteiro (Blockly).

A Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus participou na categoria Kodu no concurso. Nessa categoria, o cenário virtual era de um campo em Marte e os times tinham que programar a sonda Curiosity para que percorresse o local e captasse imagens que, posteriormente, serviriam para pesquisa de cientistas. A missão era dificultada por inimigos marcianos e pelo terreno instável do planeta.
Aluna Ana Sophia (Foto: Elzinai Rocha)
A aluna Sophia do 5° ano B da escola Sagrado Coração de Jesus, em entrevista, disse que gosta muito das atividades do clube e que a professora ensinou como é fácil fazer um mundo no Kodu: "ainda bem que eu vou ficar no clube ano que vem" informou a aluna que foi a tutora da equipe do clube de programação da sua escola. A coordenadora da escola, Keyseane Santos, fala com satisfação e alegria sobre o aprendizado das crianças em robótica: "o que importa é a diversão e o aprendizado. A premiação é importante, mas ainda sim acredito que o primordial é fazer com que essas crianças tenham contato com programação e robótica tão cedo", diz a coordenadora que acompanha uma equipe de 8 (oito) escolares no clube de programação.

A proposta é que haja continuidade do clube de programação em 2017. A Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus informou que pretende continuar com o clube de programação PROCURUMIM em 2017 e que pretende estender para mais alunos.

0 comentários:

Postar um comentário